terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FÓRUM DA VISITA


Márcia
Andrade Lima
Visita
a uma escola pública no bairro Curió

Visitei uma escola pública que
atende a uma comunidade carente do bairro Curió.
Na aula, a professora deu o
conteúdo, fazendo ligação com o que eles já haviam visto, fez correção de
exercícios, acompanhando a dificuldade de cada um. Ela ministrava a aula de uma
forma que a participação dos alunos era espontânea, mas, quando acontecia de um
aluno não querer participar, ela o estimulava através de perguntas, além disso,
ela estava sempre disposta a responder as indagações feitas pelos alunos.
A aula foi bastante dinâmica,
houve músicas, exercícios, perguntas e respostas e até algumas brincadeiras
para descontrair. É importante destacar que a relação da professora com seus
alunos era muito harmoniosa e, quando ela precisava exercer sua autoridade, os
alunos à obedeciam e respeitavam.
Após o intervalo, a professora
colocou uma música bem tranquila para relaxar, para, posteriormente, prosseguir
com o conteúdo sem muitas atribulações.
Na sala que permaneci
observando, havia um aluno com necessidades especiais, ele não acompanhava as
atividades como seus colegas, por isso, a professora, como uma provedora de
democracia, realizou uma atividade diferenciada para esse aluno, porém com o
mesmo assunto das dos outros, na qual utilizava as habilidades daquele aluno
mais desenvolvidas.
Na escola, toda sexta-feira é
dia de teatro, no qual os próprios alunos da escola, com auxilio da
coordenação, das professoras e da equipe da biblioteca, organizam e interpretam
os papéis. Isso proporciona aos alunos o acesso à cultura que muitos, em seu
ambiente familiar, são privados. E foi o que ocorreu no restinho da tarde.

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